Bebê

Como se preparar para a chegada de um bebê?

 

Me chamo Giulia, tenho 30 anos, sou dona da Petit Gregatti e mãe da Sophia de 1 ano e 4 meses.  

Se você está lendo esse texto, imagino que tenha um bebê especial a caminho.  

E durante a doce espera de um bebê sabemos que surgem muitas dúvidas e inseguranças. 

Por aqui, pretendo ajudar vocês com informações básicas do dia a dia e dos momentos mais especiais como o nascimento e as primeiras semanas de vida do bebê. 

Hoje vamos dar algumas dicas de como a mamãe pode se organizar para esperar o tão sonhado pacotinho.  

Quando o teste dá positivo, toda a ansiedade começa. Não é mesmo? A jornada é longa e é necessário ter muitos cuidados durante os 9 meses de gestação. Para as mamães de primeira viagem, são muitas dúvidas. E até mesmo as mulheres que já são mães têm suas inseguranças e incertezas.  

Vamos conferir um passo a passo que pode te auxiliar nessa etapa tão especial na sua vida, mamãe?  

 Primeiro mês de gestação: 

(   ) Escolha um médico que você se sinta confortável, segura e que possa te acompanhar ao longo dessa jornada. Caso não tenha nenhum profissional em mente, peça ajuda para as amigas, familiares ou outras mamães que conheça. 

(   ) Encontrou o profissional? Liste todas as suas dúvidas iniciais no bloco de notas ou em uma folha de papel para levar na sua primeira consulta. Garanto que isso irá te ajudar para que não esqueça de nada importante. 

(   ) Evite compartilhar a novidade antes dos 3 meses. É difícil segurar uma notícia tão especial, mas até o terceiro mês há risco da gestação não evoluir, então o ideal é contar apenas para as pessoas mais próximas mesmo.  

(   ) Na gravidez o corpo da mulher muda bastante. Caso se sinta insegura a respeito da alimentação, procure um nutricionista que possa lhe ajudar. Afinal são dois organismos, e a alimentação correta faz toda a diferença na vida da mãe e do bebê. 

 Segundo mês de gestação: 

(   ) Hidrate muito a sua pele. De dentro para fora, e de fora para dentro. Beba muita água e garanta aquela listinha de hidratantes. O ideal é começar a cuidar da pele bem cedo para evitar marcas super comuns na gestação como as estrias. Não se esqueça também do protetor solar, recomendado para evitar melasmas. 

(   ) Comece a pensar no tipo de parto que deseja ter. Para que possa alinhar suas expectativas com o seu pediatra e tirar suas dúvidas. 

 Terceiro mês de gestação: 

(   ) No ultrassom morfológico já é possível ver o sexo do seu bebê. Obaaa! Caso a posição dele não colabore, é possível também fazer o exame de sexagem fetal.  

(   ) Não deixe de cuidar da sua saúde com exercícios regulamente, faz toda a diferença para o corpo e mente da mamãe. Mas converse com o seu obstetra antes para tirar suas dúvidas a respeito do tipo de exercício. 

 Quarto mês de gestação: 

(   ) A parte tão esperada: O enxoval. Comece a organizar toda a listinha de maternidade e de produtinhos necessários para usar nas primeiras semanas de vida do bebê. Aproveita que sua barriga ainda está pequena e o cansaço físico ainda não incomoda.  

– Roupas para usar durante a estadia da maternidade – mamãe e bebê. Por aqui em nosso site você encontra inúmeras opções lindas de looks de linha, antialérgicas e térmicas para o seu pequeno ou pequena. 

– Body  

– Toalhas especiais para garantir o conforto da pele sensível do bebê 

– Fraldinhas de boca e ombro 

– Lençois com elástico 

– Bolsa baby para passeio 

 

Quinto mês de gestação: 

(   ) Recomendamos começar a busca pelo pediatra para que possa fazer uma consulta pré-natal e tirar todas as dúvidas quanto a exames, rotina de sono do bebê, teste do pezinho etc. 

(   ) Comece a preparar o quarto do bebê. Os móveis normalmente demoram um pouquinho a ser entregues, então melhor garantir que tudo fique pronto a tempo da chegada do bebê, né? 

(   ) Procure ler sobre tipos de parto e amamentação. Quanto mais informações você tiver, mais segura irá se sentir. 

 

Sexto mês de gestação: 

(  ) Procure pelo Hospital que pretende ter o seu bebê. É interessante acionar o seu obstetra nessa tarefa. 

(   ) Irá fazer um ensaio de gestante? Talvez seja legal já marcar, afinal a barriga está cada vez mais linda.  

(   ) As vacinas estão em dia? Vale conferir se os familiares mais próximos e cuidadores do bebê estão com todas em dia. A vacina da gripe e da coqueluche são indispensáveis.  

 

Sétimo mês de gestação: 

(   ) Caso se sinta insegura, faça um curso de gestante. A gestação e a maternidade é um mundo novo para você, uma jornada de aprendizado e descobertas. Pode ser interessante saber mais sobre cuidados básicos e amamentação para que possa esperar o bebê se sentindo mais segura. 

(  ) Excelente momento para organizar o Chá de Bebê e reunir os mais próximos. 

 

Oitavo mês de gestação: 

(   ) As roupinhas estão lavadas? Melhor começar a organizar tudo e deixar as roupinhas bem limpinhas. Não se esqueça que é recomendado que sejam lavadas com sabão neutro ou de coco, para evitar alergias. 

(   ) A hora que mais gostamos por aqui: a malinha de maternidade. Garanta os lookinhos de maternidade mais fofos e exclusivos para o seu bebê na Petit Gregatti. Te garanto que receberá muitos elogios no Hospital, mamãe. 

(   ) Hora de começar a diminuir o ritmo. Afinal o cansaço, as dores e o inchaço estão aumentando. Lembre-se de se cuidar, afinal o bebê está prestes a sair do forninho. 

 

Nono mês de gestação: 

(   ) Você provavelmente terá um encontro semanal com o seu obstetra, afinal o dia do nascimento está chegando. Ele vai acompanhar sua saúde e do bebê bem de pertinho nessa reta final. 

(   ) Não se esqueça do bebê conforto. É necessário ter um para que possa levar o seu bebê para casa quando sair da maternidade. 

(   ) Não se esqueça de cuidar de você. Aproveite essa reta final para descansar o máximo possível. Assista o seu filme favorito. Coloque em dia aquela série que estava assistindo. Coma uma comidinha gostosa e tente ficar tranquila para a chegada do seu bebê.  

 

Espero que tenham gostado das dicas. Lembrando que não existe certo ou errado. Esse check list é apenas uma forma de ajudar as nossas queridas gravidinhas em um momento tão especial. Sei o quanto essa doce espera pode nos deixar ansiosas, mas quando nos organizamos e dividimos as tarefas ao longo dos 9 meses tudo fica mais fácil.  

Beijos e até a próxima. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *